De 29 de outubro a 1º de novembro, os comunicadores da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) promovem uma cobertura inédita e colaborativa da COP16. Ao longo de 100 horas de programação especial, comunicadores indígenas e quilombolas vão trazer informações detalhadas sobre os bastidores e as decisões da conferência, com uma linguagem acessível para suas comunidades e para um público mais amplo interessado nas questões de biodiversidade.
Essa cobertura marca a união inédita entre os coordenadores de comunicação da APIB e da CONAQ, reforçando a importância dos povos tradicionais na luta pela preservação dos territórios tradicionais.
Boletins Inéditos e Educativos (FALA PARENTE): Apresentadores Yago, Nathalia e Tukumã explicam o que é a COP da biodiversidade, seus impactos e o que está em jogo na Colômbia.
Entradas ao Vivo: Direto da COP16, Yago e Nathalia trarão autoridades e especialistas em entrevistas ao vivo.
Jornal da COP16: Um programa ao vivo com duração de 1 hora durante os quatro últimos dias da conferência, abordando temas essenciais com convidados.
Cobertura Colaborativa: Comunicadores que estarão presentes na COP16 contribuirão com conteúdo em áudio.
Curadoria de Conteúdos: Músicas e mensagens de parentes e artistas, além de conteúdos produzidos por jornais e organizações sobre o papel dos povos indígenas e quilombolas na preservação da biodiversidade.
Para acompanhar a cobertura da COP16, basta acessar os sites da APIB e CONAQ, onde os conteúdos em áudio estarão disponíveis. Além disso, teremos um grupo de WhatsApp exclusivo para enviar alertas sempre que uma nova publicação for ao ar ou antes de cada entrada ao vivo. O grupo permitirá que as comunidades indígenas, quilombolas e todos os interessados fiquem por dentro de tudo que acontece na conferência em tempo real, com a possibilidade de interação direta.
Tukumã Pataxó, ativista, influencer, diretor de comunicação na associação de jovens indígenas pataxó, coordenador de comunicação na APIB. esposo da sâmela e pai do Wynoã. informação e alegria como só um pataxó pode trazer pra você.
Pertencente ao povo KAINGANG e FULNI-Ô, jornalista e comunicador da APIB. guardião da programação. piloto da cobertura, âncora do jornal da cop e dono da voz mais calma do Brasil.
Comunicóloga e jornalista, ativista negra quilombola, mobilizadora, coordenadora de comunicação da conaq. promete botar a boca no trombone e contar o que a GLOBE não te conta sobre as conferências.
Jornalista e mestra em sustentabilidade junto a povos e terras tradicionais pela UNB. Fundadora da vem de áudio, uma produtora focada em desenvolver soluções de comunicação junto com comunicadores indígenas, quilombolas e ribeirinhos. diretora e quebra galho da nossa cobertura.
Atriz, produtorazona, mestra em teatro e em fazer a comunicação e a cultura popular acontecerem. com mais de 10 anos de experiência, destaca a atuação com a rede wayuri de comunicadores indígenas do rio negro e o projeto mandinga preta.
Nascido no território indígena de Parabubure, no Mato Grosso, o comunicador Cristian Wari’u é ativista indígena do povo Xavante e estudante de Comunicação Organizacional na Universidade de Brasília (UnB). Cristian cria conteúdos para seus canais no Youtube, Instagram e Tiktok sobre povos indígenas, clima, meio ambiente e também um pouco de cinema e games com uma linguagem moderna e acessível. Desenvolveu a identidade visual e vinhetas desse projeto. O comunicador dos dedos de ouro. Lapida conteúdos como ninguém.
Caio Santos, comunicador e sócio fundador da Griô Podcasts produtora de conteúdo audiovisual. Mestre em Ciência Política e especialista em produção de conteúdo multiplataforma. Editor de todos os áudios dessa cobertura, roteirista das melhores frases e cultivador de sorriso.
Rafael Calasans, publicitário, músico e orgulhosamente pai do Yan, atua com desenvolvimento web desde seus 15 anos. É designer gráfico das peças dessa cobertura e responsável pelo site comunicacaoancestral.com.br.